quinta-feira, 3 de março de 2011

Para além de Roberta Sá e Marina Elali

Aqui em Natal muitas vezes as discussões sobre cantores/músicos locais é polarizada entre Marina Elali e Roberta Sá. Houve um tempo em que existiam quase que torcidas organizadas, com comparações e até xingamentos. Confesso que fazia parte da torcida organizada de Roberta Sá, primeiro porque gosto bastante do repertório dela, da postura no palco e da voz. Roberta Sá é linda, elegante e muito talentosa. “Lavoura”, cantada com Ney Matogrosso, é qualquer coisa muito perto da perfeição:

Poesia vã
Pobre verso meu
Que brota quando feneceu
A mesma flor que concebeu
Perdido na alucinação
Do amor
Acreditando na ilusão.
Canto pra esquecer a dor da vida
Sei que o destino do amor
É sempre a despedida
A tristeza é um grão
Saudade é o chão onde eu planto
No ventre da solidão
É que nasce o meu canto

Bem, e segundo porque não suporto Marina Elali. Explico: para mim, a moça canta de modo muito afetado e não tem personalidade nenhuma. O negócio dela é ser famosa a todo custo, e por isso faz qualquer negócio: canta no carnatal, no natal, aparece em trilha sonora de novela, na revista caras, está em todas. Fez uma versão em inglês (eu disse: em inglês!) para o "xote das meninas", com direito a caras, bocas e gemidos. Eu não teria nada contra ela, se não fosse o fato de ser obrigada a ouvir algumas de suas músicas quando saio de casa. Certa vez fui assistir ao show de Alceu Valença, que fazia parte das festas de Natal aqui da cidade, e era depois do show dela. Ela atrasou BASTANTE, entrando muito no horário de Alceu, e eu terminei tendo que ver quase metade da apresentação dela. Além disso, em bares especializados em MPB é comum encontrar a foto de Marina Elali ao lado, por exemplo, de Chico Buarque e Caetano. E muitas vezes, saboreando um crepe e uma canção de Adriana Calcanhoto, sou assaltada pela moçoila cantando pérolas do tipo: 

Mulheres gostam de shampoo
Mulheres gostam de espelho
Mulheres gostam de corpo nú.
....
Mulheres gostam de meias
Mulheres gostam de batom
Mulheres gostam de homens
Que não perguntam se foi bom.

Então me pergunto qual a razão de misturarem tanto aqui na cidade o joio com o trigo (embora possa adivinhar a resposta). E de considerarem que as únicas cantoras daqui são Roberta Sá (que viveu pouco tempo em Natal e foi criada praticamente no Rio) e Marina Elali. Apenas alguns meios de comunicação mais ligados à cultura mencionam outros nomes, como Krystal, Simona Talma e Valéria Oliveira. 

Durante um certo tempo acompanhei de perto os shows desses artistas, comprei CD de Valéria (e ouvi umas duzentas vezes o belo sambinha “Volta”, com letra de Simona Talma, voz de Valéria e melodia de Krystal), vi um excelente show de Simona, vi apresentações do projeto Retrovisor (do qual elas fazem parte), mas ultimamente, por razões diversas, andei meio afastada. Mas qual não foi minha surpresa ao escutar na FM universitária uma canção bonita, cheia de balanço, de Valéria Oliveira, que por sinal compete em elegância com Roberta Sá. Procurei no youtube e...ei-la!

Torço para que neste ano de 2011 o teatro Riachuelo valorize também os bons artistas locais e dê aos natalenses a chance de apreciar seus (verdadeiros) santos de casa. 



Nenhum comentário: