terça-feira, 6 de julho de 2010

Confissões de uma mente perigosa

PRIMEIRA:
"Ele estava só. Estava abandonado, feliz, perto do coração selvagem da vida."
(James Joyce)

SEGUNDA:
- Não compreendo por que você vai embora, se está feliz aqui - dissera-lhe Catherine.
- Correria o risco de ser amado aqui, minha pequena Catherine, e isso me impediria de ser feliz.
Catherine, enroscada no sofá, com a cabeça um pouco baixa, olhava para Patrice com o seu belo olhar sem fundo. Sem se voltar, ele disse:
- Muitos homens complicam sua existência e inventam destinos para si mesmos.
(...) Nunca renuncie, Catherine. Você tem tantas coisas dentro de si, e a mais nobre de todas, a noção de felicidade.
(Albert Camus)

TERCEIRA:
Um jovem americano termina os estudos, praticamente entrega o diploma nas mãos dos pais e parte em uma viagem rumo ao Alasca. Livra-se do carro, queima (literalmente) o dinheiro. Ele não suporta a farsa da "felicidade" dos pais e da sociedade em geral. E quer encontrar um sentido através de uma jornada solitária e desapegada.
(breve sinopse do filme "Into the wild", dirigido por Sean Penn)

QUARTA: "Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço. Que essa tensão que me corrói por dentro seja um dia recompensada". (Oswaldo Montenegro)


...porque metade de mim é Hermógenes, mas a outra metade é Camus.

Nenhum comentário: